Imagem capa - O poder da fotografia de família por Elisabete Bianchi
Dicas e Informações

O poder da fotografia de família

Acredito que não seja segredo pra ninguém o quanto eu sou apaixonada pela fotografia.
Amo todas as artes e o poder transformador que existe nelas.
Foi esse um dos motivos pelos quais eu me tornei fotógrafa.
Eu queria comunicar tantas coisas que muitas vezes não são ditas de outra forma.

Por isso também, eu escolhi a fotografia de família como minha mensagem ao mundo.
É o elo em cada família. Olhar os registros percebe-se o real valor que tem.

Dito isso, hoje eu quero falar de algo em que meu coração tem refletido ao longo da jornada fotográfica.
A razão pela qual a fotografia tem o poder que nenhuma outra arte tem.
Vamos aos 05 motivos:

1. Auxilia a construção da identidade pessoal
Ver a própria história reconstruída em fotografias ajuda a estruturar o "eu pessoal". Se torna um fator essencial na construção da identidade de alguém.
A Gabriela Casalicchio (Psicóloga e Psicanalista) fala isso muito bem, quando diz que: "...essas memórias da infância funcionam como parâmetros, que envolvem os sentidos, sensações e os afetos que são a essência do nosso mundo afetivo e cognitivo". Eu concordo com ela e vejo isso acontecer na abertura de um álbum de fotos.

2. Patrimônio simbólico da família
Quando passadas de geração em geração, as fotografias são legados das famílias. São o ponto de referência daquele clã e inspiram a continuidade da construção das memórias ─ para a posteridade. É, com certeza, uma herança a ser compartilhada. Faço minhas as palavras de um escritor que gosto muito: "a vida não é a que a gente viveu e sim a que a gente recorda, e como recorda para contá-la” (Gabriel Garcia Márquez).

3. Imobiliza o que o tempo transforma
O que eu quero dizer com isso? Os anos passam e o tempo exerce sua ação de transformação sobre as pessoas e as coisas. Tudo em nossas vidas está continuamente mudando, inclusive a vida em si. A beleza de uma foto que "congela" um momento é sem preço. Os segundos urgem em serem fotografados, porque são únicos. De tudo que há no mundo, a vida é uma daquelas coisas raras que não tem replay. É o espetáculo principal e pode ser fotografada e eternizada.

4. Estimula a memória
Por mais amor que tenhamos por uma pessoa, chega o tempo em que a memória nos trai. Rostos, cores, formas, momentos são esquecidos ou ficam adormecidos em nossa memória, sem aviso. Ouso dizer que a todo instante estamos deixando pra trás uma parte de nós que lembraria de fatos de nós mesmos.
Acredito que a fotografia tem o poder de reverter aquele sentimento do verso da música do Nei Van Soria: "O tempo vai fazer com que eu me esqueça de você comigo aqui".
E não é assim? Rever fotografias faz com que pessoas, eventos, sensações e emoções sejam lembrados e sentidos novamente. Aquele: "caramba como você era diferente!", ou "olha o pai e a mãe na primeira festa juntos" e a saudade num "a vó sempre sorria pras fotos". (Caiu um cisco aqui no meu olho, enquanto eu escrevia...)

5. Expressa o que é indizível
As fotografias expressam muito mais que qualquer narração ou descrição. As imagens comunicam seus significados independentemente da língua ou idade do leitor. Aquilo pra que não temos um jeito ou forma melhor de dizer, são expressos tão naturalmente em fotos. Eu que o diga, ao fotografar um bebê sorrindo, mas também chorando, fazendo uma birra com a mãe. Se eu te contar você pode tentar imaginar, mas se eu te mostrar uma foto, você com certeza vai entender emocionalmente a história que estou te contando. Acho que se fosse nos dias de hoje, Confucio (um filósofo experiente) com certeza estaria falando sobre fotografias [e suspeito fortemente que seriam das fotografias de família]:
"Uma imagem vale mais que mil palavras"

Você deve viver pelo que te motiva, pelo que acredita.
E eu sou essencialmente fotografias feitas com amor.

Vamos fotografar?